HOSPITAL DE CAMPANHA

CIAAR atende emergência de saúde pública com HCAMP em Vespasiano (MG)

De 27 a 31/03 foram realizados 4.554 atendimentos a pessoas cadastradas na fila de espera na cidade mineira
Publicada em: 10/04/2023 13:23
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Tenente Lorena e Asps Felipe e Ívna
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vespasiano (MG), instalou, no período de 27 a 31/03, o Hospital de Campanha (HCAMP) 2023. A atividade consistiu na realização de consultas e exames em centros de assistência médica montados especialmente para o atendimento a emergências de saúde pública, além de integrar a grade curricular dos alunos do C3 (CAMAR/ CADAR/ CAFAR), que estão em formação na Instituição de Ensino, referente à prestação de serviço ao público.

Na edição deste ano do HCAMP, foram disponibilizados atendimentos para os seguintes exames e especialidades: Medicina da Família, Clínica Médica, Pediatria, Patologia, Ultrassonografia, Unidade Celular de Saúde (UCS), Urologia, Laboratório, Imunização, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Psicologia, Psiquiatria, Urologia, Ortopedia, Ginecologia, Odontologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Fisioterapia, Otorrino, Neurocirurgia, Serviço Social, Raio-x, Eletrocardiograma, Procedimentos Dermatológicos, Farmácia, Transferência e Capelania.

As consultas foram destinadas exclusivamente para as pessoas cadastradas nas filas de espera da rede pública de saúde de Vespasiano, bem como para militares e seus dependentes. Durante todo o período, foram realizados 4.554 mil atendimentos, superando as expectativas. A montagem da estrutura do HCAMP contou com o apoio da Intendência na operação, sendo coordenada pelo Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC).

A Prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, falou sobre a importância dessa parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). “Esse modelo de atendimento está sendo excelente para o município de Vespasiano. A estrutura que a FAB nos oferece atende ao máximo a nossa população. Estou muito impressionada. Quero só agradecer à Aeronáutica por essa parceria fantástica. A saúde é emergencial e temos que estar o tempo todo atentos”, completou.

“Esse trabalho realizado em muitas cidades, em particular na nossa região, colabora no cumprimento de uma atividade para os nossos médicos, dentistas e farmacêuticos que estão concluindo a formação no nosso CIAAR. É muito gratificante coroar essa fase de formação atendendo às comunidades regionais”, disse o Coordenador-Geral do HCAMP no CIAAR, Tenente-Coronel Aviador Carlos Alberto Gomes da Silva.

A Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, falou sobre a integração do trabalho com a rede pública. “É muito importante essa parceria com a Prefeitura de Vespasiano, pois o Hospital de Campanha tem esse caráter social, não apenas para treinar nossos militares que estão ingressando agora na Força Aérea. Quanto à operacionalidade, é de sua importância que esses militares conheçam a rotina de campanha, visto que há muitas solicitações de operações de desastres e catástrofes, e eles podem ser escalados e fazer parte do sobreaviso do HCAMP a nível nacional, e isso é muito enriquecedor para suas carreiras e especialidades”, destacou.

O Estagiário Médico Daren Athiê Boy Rodrigues, especialista em Medicina de Família e Comunidade, falou sobre a importância da experiência. “Para mim é a realização de um sonho. Participar de um projeto como esse e vivenciar como funciona na prática é muito bacana e estou gostando bastante. A velocidade com que se organizou a estrutura do HCAMP é muito impressionante. E o nível organizacional também mostra como a FAB tem capacidade para fazer isso. A experiência foi maravilhos e tenho certeza de que nos deixou ainda mais preparados para a vida na caserna”, disse.

A Estagiária Maíra Kroetz Boufleur, especialista em Clínica Médica, garantiu que foi uma oportunidade única de aprender e colocar em prática a medicina operacional. "É uma experiência que só a FAB proporciona, de utilizar a capacitação para atuarmos efetivamente em cenários de extrema necessidade da população, como guerras, calamidades públicas e outras situações adversas”, comentou.

Denise Gonçalves Barreira Santos Pereira, de 43 anos, foi uma das pacientes e afirmou que não tem palavras para agradecer à FAB. “Estou muito satisfeita porque eu precisava muito da consulta com o oftalmologista, pois já estava há três meses esperando. Então consegui e foi ótimo”, afirmou.

“A Organização e a estrutura física do Hospital de Campanha é nota dez, fui muito bem atendida por excelentes profissionais, consegui pegar todas as medicações na farmácia, e gostaria de poder parabenizar a FAB por essa parceria com a nossa prefeitura, a nossa população merecia ter essa oportunidade de atendimento”, disse Bruna Maria Gomes Ribeiro Nogueira, de 45 anos.

Luciene de Castro Alves também elogiou o atendimento. “Profissionais excelentes, educados e muito prestativos. Parabéns a todos os profissionais envolvidos. Melhor atendimento médico que já recebi. Deus os abençoe”, concluiu.

Foto: Luciana Rabelo / CIAAR

imagens/original/45281/IMG_4714.JPG
imagens/original/45281/IMG_4851.JPG
imagens/original/45281/IMG_4858.JPG
imagens/original/45281/_V5A1766___hcamp_materia.JPG